21 de set. de 2012

Hoje - Dia de Mobilização pelas Árvores

Tenho enorme paixão por árvores. Meu sonho (daqueles que são só sonhos mesmo, pois são impossíveis de realizar) é morar num sítio completamente arborizado ou morar num bairro cujas ruas sejam repletas de árvores e canteiros de plantas e flores. E esse amor pode ser comprovado em várias de minhas histórias, em que sempre há muita área verde, seja urbana, seja campestre. O bairro que Yashalom mora (de "Hybrida, Asas Negras"), Bosque, é o meu bairro perfeito idealizado.

Quando vejo uma árvores destruída, vejo galhos e troncos cortados, é o mesmo que ver um corpo humano esquartejado. E hoje é isso que mais vemos por nossas ruas e bairros. As árvores se tornaram vilãs aos olhos cegos do nosso povo inconsciente: elas destroem calçadas, arrebentam fios, sujam o chão. E esses olhos cegos apenas enxergam o que querem ver, mas não enxergam que as calçadas destruídas e os fios arrebentados são, antes de tudo, imprudência do próprio povo inconsciente.

Então, cortam-se as raízes-âncoras das árvores e mutilam suas copas, transformando a área urbana ainda mais depressiva e horrorosa. E ninguém pensa nas raízes que foram cortadas ou nas "podas" pessimamente feitas, que causam o desequilíbrio de peso das copas, quando uma árvore desaba com um vento mais forte.

Aqui no Rio de Janeiro, então... a atual prefeitura vem cometendo verdadeiro genocídio à área verde da cidade, já tão escassa. Podas agressivas que acabam com as copas das árvores quando não são inteiramente cortadas. Praças que desaparecem sob galpões que se dizem ser postos de saúde, mas que muito mal há o serviço e os profissionais para executar a tarefa.

Pois bem... hoje é o DIA DA MOBILIZAÇÃO PELAS ÁRVORES, movimento promovido pelo Greenpeace. Apesar do meu desabafo ser em relação às árvores urbanas (tão ou ainda mais maltratadas que as das áreas florestais), o movimento é em prol da Campanha Desmatamento Zero.

A mobilização se concentrará pelas redes sociais das 15h às 22h. Através deste link do Facebook, você poderá ajudar na campanha e assinar a petição para frear, definitivamente, o avanço da destruição de nossa sagrada riqueza: as árvores e as florestas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...