8 de nov. de 2012

165 Anos de Bram Stoker

São Google também é cultura - mas isso nós sabemos!

Sempre buscando para nós o que queremos e - muitas vezes - encontrando aquilo que nem sonhávamos existir, ele também nos informa aquilo que não sabemos e nem tínhamos interesse em saber, como o aniversário de pessoas que nem existem mais em cinzas - ou não, vai que esse caras são mesmo imortais!

O doodle de hoje do Google é em homenagem ao escritor irlandês Bram Stoker, criador de Drácula, que foi o precursor de todos os vampiros literários (ou cinematográficos) que temos hoje em dia.

A criação de Drácula não se deu por acaso. Stoker não estava à toa em casa ou tomando um cafezinho num bar quando escreveu o principal livro da Ficção Fantástica sobre vampiros. Antes de conceber sua obra mais famosa, Bram Stoker passou anos pesquisando os mitos sobre vampirismo e o Folclore europeu, até que em 1897 ele escreveu o Romance epistolar cujo principal personagem era o Conde Drácula, da Transilvânia, na Romênia.

O escritor trabalhou como administrador do Royal Lyceum Theatre, em Londres, por quase toda sua vida e colaborou com alguns jornais da época, escrevendo contos de ficção. Por conta do seu trabalho com o teatro, viajou por quase toda Europa, mas, ironicamente, jamais esteve nos países que foram cenários em suas obras.

Bram Stoker nasceu em Dublin, na Irlanda, em 8 de novembro de 1847 e morreu em Londres, Inglaterra, a 20 de abril de 1912, fazendo, este ano, 100 anos do seu falecimento.

Veja mais sobre a biografia e as obras de Stoker na Wikipédia.

2 comentários:

Unknown disse...

Sou fã desse homem, rss... apesar de ele já ter morrido há tanto tempo, ele (digo, seus livros) foram as maiores inspirações da minha vida. Tudo o que conheço em matéria de tema sobrenatural começou com "Drácula". ;)

Patricia Kovacs disse...

Se esse carinha te influenciou, ele deve mesmo ser bom! Se as coisas magníficas que escreve têm algum brilho dele, então Drácula não deve ser assim tão... feio!
Bjoxxx!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...