22 de nov. de 2012

Hoje - Dia do Músico e de Santa Cecília

Como já comentei em uma postagem anterior, por mais ateu ou não-católico que alguns de nós queiram ser, não tem como escaparmos à cultura que é praticamente baseada no que a Igreja ou a devoção a ela criou.

Hoje é o Dia do Músico, mas também é Dia de Santa Cecília. Quero dizer, hoje é Dia do Músico porque é Dia de Santa Cecília.

Bem, tá... e daí?

Daí que o dia 22 de novembro foi escolhido para homenagear essa sublime profissão, ou profissional, por ser o Dia da Padroeira dos Músicos, Santa Cecília.

Reza uma das lendas que Cecília, uma jovem de família nobre e filha de um senador romano, foi obrigada a casar (assim como todas as moças daquela época, principalmente as ricas), só que ela consagrou a sua virgindade a Deus, pois, como se sabe, o cabaço é um ítem fundamental para a santificação da mulher. Porém, para preservar a sua divina virgindade, ela, literalmente, CANTOU o marido, louvando a doutrina de Cristo, e o homem, que era pagão, acabou se convertendo ao cristianismo.

Numa outra lenda, Cecília (que também nesta história conseguiu convencer o marido a deixá-la casta), converte o marido e este ao irmão. Porém, foram descobertos pelo prefeito de Roma, Turcius Almachius, e decaptados. Cecília também foi capturada e condenada a vários martírios, aos quais sobreviveu miraculosamente, até ser decaptada - ou quase, pois o machado devia estar totalmente cego! Nessa versão, com a casta Cecília caída ao chão e meio pescoço cortado, ela canta louvores a Deus.

A mulher existiu de fato. As lendas de sua santidade são floreios exagerados típicos dos "inventores de santos". Seja como for, Santa Cecília é a Padroeira da Música Sacra desde o século 15 e, atualmente, também é da Música e dos Músicos.
 
Quanto aos Músicos, nas palavras de Márcio Azzarini"pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.

O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais."
 Feliz dia, Músicos!

 

Um comentário:

Natália disse...

Olá!!

Descobri que era dia dos músicos, quando um músico foi a loja onde trabalho e pediu uma imagem da santa (sim, trabalho numa loja de artigos religiosos).

Cecilia provavelmente se tornou santa por causa das coisas que ela realizou, assim como aconteceu com outras pessoas que existiram de fato.

Belo post... ^^

Até mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...