5 de nov. de 2012

Hoje - Dia Nacional da Cultura

"Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”
Edward Burnett Tylor

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Cultura, que foi instituído em 15 de maio de 1970, homenageando uma das mais ilustres figuras do nosso país, Rui Barbosa, que foi intelectual, jurista, político e jornalista, nascido em 5 de novembro de 1849. Atuou em todas as questões mais importantes da época, inclusive na fundação da República. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras, substituíndo outra ilustre figura, Machado de Assis.

Rui Barbosa foi, certamente, um desses espíritos de escol que, vez ou outra, descem a Terra para auxiliar a desemperrar a carroça por aqui. A biografia dele pode ser conferida na Wikipedia.

O Dia Nacional da Cultura é para repensarmos a respeito da questão da própria cultura brasileira. Sim, por mais que ouçamos baboseiras do tipo "o Brasil é um país sem cultura", a realidade é outra bem diferente: o Brasil é um país de muita cultura, sendo uma das mais ricas do mundo. É uma cultura miscigenada, pois tudo aqui é miscigenado, mas é exatamente essa característica que dá tanto brilho e riqueza a ela.

O Brasil é a pátria e o coração do mundo. Nenhum outro país acolhe filhos de outras terras como aqui. O seu início foi muito complicado, com a invasão das terras que já eram povoadas por aborígenes com estruturas sociais bem definidas, e ainda hoje ouvimos os ecos desse passado e presenciamos situações semelhantes como a que está ocorrendo atualmente no Mato Grosso do Sul, como poderá conferir neste link de busca do Google. E isso é apenas uma fatia. Os primeiros "colonizadores" foram aventureiros, degredados e escravos, poucos eram, de fato, os que vinham para morar, trabalhar e progredir para essas terras. Aos absurdos trancos e barrancos, o Brasil galgou por caminhos tortos, acidentados e obscuros até que, chegando nos últimos 100 anos, recebeu um contingente maior de imigrantes de todas as nações, que vieram para "modernizar" nosso país sempre atrasado.

Aqui mesmo no Patriciado há três postagens referentes às relações intrarraciais que ocorreram no Brasil devido à colonização e posteriores imigrações. Quem quiser conferir, é só acessar link1 - link2 - link3.

No Portal São Francisco você poderá ler um texto mais amplo a respeito do Dia Nacional da Cultura, mesmo que explicando resumidamente cada uma de suas expressões, que incluí o Folclore, a Gastronomia, a religiosidade, a língua e dialetos, a música e damais formas de arte e entretenimento.

E este ano, por comemorar o centenário de nascimento do músico Luíz Gonzaga, o Rei do Baião, o Ministério da Cultura (MinC) estará homenageado na 18º edição de Ordem de Mérito Cultural.
A Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições em reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. Desde a criação da homenagem pelo governo federal, por decreto em 1995, já foram condecoradas mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras de 60 instituições, públicas e privadas.
Os agraciados são inicialmente indicados por qualquer cidadão, que depois são analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito. Os nomes aprovados seguem para a Presidência da República, que aprova o decreto e publica os nomes dos condecorados no Diário Oficial da União. Fonte
Tenha um bom restinho de Dia da Cultura Brasileira pra você. Leia um livro, veja um filme, ouça uma música ou faça você mesmo o seu livro, o seu filme ou sua música - tudo é arte, tudo é cultura.

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...