29 de nov. de 2012

Homenagem - Joelmir Beting

Um Gênio, um Mago, um dos mais brilhantes Jornalistas do nosso país, Joelmir Beting morreu na madrugada de quinta-feira, dia 29 de novembro, aos 75 anos de vida e 55 de carreira. Completaria 76 anos no Dia do Fim do Mundo, em 21 de dezembro de 2012.

Jornalista, Sociólogo e comunicador, com uma longa e criativa trajetória profissional, Joelmir Beting popularizou a Economia, ao explicar de forma didática, leve e simplificada as notícias relacionadas no Brasil e no mundo. Sempre com bom humor, seus comentários costumavam vir com sutil sarcasmo que crescia na medida da absurdez da notícia.

Iniciou sua carreira em 1957 como jornalista esportivo, nos jornais O Esporte e Diário Popular. Em 1966 ingressou ao jornal A Folha de São Paulo, e a partir de 1970 passou a ter uma coluna diária sobre Economia. Passou, também, a fazer programas de rádio e televisão, pela Jovem Pan, Record, Rádio Excelsior, Rádio CBN, Rádio Bandeirantes, Rede Bandeirantes e Rede Globo, onde ficou de 1985 até 2003. Foi um dos apresentadores pioneiros da Globonews, inaugurada em 1996, voltando à Bandeirantes em 2003, onde ficou até o fim, sendo o editor e comentarista sobre Economia no Jornal da Band, apresentando por outro grande Jornalista, o argentino Ricardo Boechat. Ainda em 2012, participava de dois programas de rádio, Jornal Gente e Jornal Três Tempos, da Rádio Bandeirantes, e tinha um programa esportivo que fazia em parceira com o filho Mauro Beting (também Jornalista e comentarista esportivo), o Beting&Beting, na Rádio Bandeirantes. Participava, ainda, como comentarista dos telejornais Primeiro Jornal e Jornal da Noite, na Band, e no canal de notícias BandNews.

Inteligentíssimo, muito bem-humorado e sarcástico, criou as expressões que caíram na boca do povo, como o "gol de placa" e "Quem não deve, não tem". Escreveu um livro, "Na prática, a teoria é outra". Ministrou inumeráveis palestras sobre macroeconomia, participou de eventos corporativos e coleciona um invejável número de premiações na área de Economia e Comunicação.

Sim... o Brasil perde uma grande personalidade, justamente numa época em que a vida inteligente na mídia brasileira agoniza dia após dia. Infelizmente, ninguém fica para semente...

Site oficial - http://www.joelmirbeting.com.br/noticias.aspx?IDgNews=2 - Que encerra hoje (dia 30) suas atividades.
Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Joelmir_Beting
Google

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...