29 de mai de 2012

29 de Maio - Dia Nacional da Gentileza =]


Hoje é o Dia Nacional da Gentileza, o que deveria ser praticando todos os dias do ano.

É, além disso, uma homenagem ao Profeta Gentileza, um senhorzinho que recebeu uma missão divina, largou tudo (e ele tinha muito) e saiu pelas ruas dos Rio de Janeiro pregando "Gentileza gera Gentileza", com sua indumentária de profeta, sua longa barba e cabelos brancos e cartaz colorido. Também fez suas "escrituras" nas pilastras de viadutos, hoje tombadas pelo Iphan.

Faz 16 anos que o senhor José Datrino, o Profeta Gentileza, morreu, deixando um belo legado em arte e mensagem.
A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5 km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.

Em 28 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu em Mirandópolis, cidade de seus familiares, onde foi sepultado.
Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.
No final do ano 2000 foi publicado pela EdUFF (Editora da Universidade Federal Fluminense) o livro Brasil: Tempo de Gentileza, de autoria do professor Leonardo Guelman. A obra introduz o leitor no "universo" do profeta Gentileza através de sua trajetória, da estilização de seus objetos, de sua caligrafia singular e de todos os 56 painéis criados por ele, além de trazer fatos relacionados ao projeto Rio com Gentileza e descrever as etapas do processo de restauração dos escritos. O livro é ricamente ilustrado com inúmeras fotografias, principalmente do profeta e de seus penduricalhos e painéis. Além de fotos do próprio profeta Gentileza trabalhando junto a algumas pilastras, existem imagens dos escritos antes, durante e após o processo de restauração.
Em 2001, foi homenageado pela Escola de Samba GRES Acadêmicos do Grande Rio.
Em Conselheiro Lafaiete, cidade do interior de Minas Gerais, há um amplo trabalho feito pela ONG AMAR que dá continuidade ao trabalho do Profeta Gentileza. Foram desenvolvidas oficinas com jovens da cidade, onde foi possível repassar as técnicas de mosaico. Além disso, um grande muro no bairro São João recebeu uma linda aplicação de mosaico. E a praça São Pedro, no bairro Albinopólis, foi toda decorada seguindo o exemplo do Profeta Gentileza (Fonte Wikipédia)


21 de mai de 2012

Promo Dia dos Namorados

Tá afim de presentear o namorado ou a namorada com um exemplar de Tempo Paralelo?

E gostaria de dar o livro de presente sem gastar um centavo com isso??

Fica melhor ainda, não é?

Então participe da Promo do Dia dos Namorados, feita em parceria com o Blog Daily Of Books, da Milla Palmeira \o/

Estaremos sorteando um TP no dia 12 de junho. Para participar, basta seguir algumas regrinhas e cruzar os dedinhos, para a sorte ajudar ^^

Confira a promo super bem desenvolvida pela parceira Milla e.......

BOA SORTE!

18 de mai de 2012

Tempo Paralelo - Resenha de Roxane Norris


Alguém ainda se lembra de TEMPO PARALELO?

Foi o segundo livro que lancei pelo Clube de Autores, no finalzinho de 2011.

É um remake de um antigo romance escrito em 2004, em que eu usava a alcunha Snake Eyes.

Pois então, o livrinho ganhou uma nova resenha, desta vez pela talentosa ROXANE NORRIS, antiga Fanfiqueira como eu, colega do Fandom Harry Potter, e hoje autora da obra original Immortales, a ser lançada em agosto ;)

Confira a resenha no Blog da Rox:

Anime-se e adiquira o seu exemplar, no Clube de Autores:

9 de mai de 2012

Marina e os Tesouros da Tribo de Dana

É... ando esquecendo dos meus deveres de Boa Blogueira e venho sendo muito relapsa com o Patriciado... e olha que tem novidades, heim!

Uma dessas novidades é bem legal. Trata-se da série literária de Simone Marques, "Marina e os Tesouros da Tribo de Dana", com o primeiro livro já lançado na Odisséia Fantástica, no final de abril, em Porto Alegre.

E a outra novidade legal é.... esta aqui que vos blogueia é a desenhista oficial dos personagens da série!

Siiiim! É isso mesmo que está lendo! Em 2010 eu já havia trabalhado com a Simone, na caracterização dos personagens dela de "As Crônicas do Reino do Portal" (que ainda não foi publicado). Agora que eu melhorei um pouquinho (meus desenhos estão mais simétricos, rs), estou fazendo a caracterização dos personagens da Tribo de Dana.

E outra coisa super legal: tem CANECAS personalizadas com as capas dos livros da Si! E a caneca personalizada com a capa de "Os Deuses do Mar" tem uma ilustra minha também \o/ É o delicioso primeiro beijo entre Brian e Marina \o/ (Iiixi! Será que podia contar? Será que é spoiler???)

Para conferir os personagens, com alguns desenhos e suas histórias, acesse o blog oficial:

Aaah! O primeiro livro, "Os Deuses do Mar", também conta com ilustrações internas feitas pour moi! Até que ficou lindinho, sabia?

O livro é lançamento da novata Editora Modo e já está sendo comercializado ^^

Para saber mais, acesse:

Para comprar o seu exemplar de "Os Deuses do Mar":
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...