21 de jul. de 2013

Resenha – Tempo Paralelo, de Pat Kovacs



Tempo Paralelo é o primeiro livro que eu lancei da série que intitulei Contos de Snake ou Snake Stories. Trata-se de um remake, assim como todos os outros livros que compõe essa série.

Eu escrevi fanfics entre os anos de 2004 e 2008. Foram 15 histórias baseadas no Universo de Harry Potter. Dessas, 3 foram romances: Duas Realidades, Caleidoscópio e Animago Mortis. A primeira tornou-se o Romance Tempo Paralelo, que readaptei e publiquei em 2011. Todos os textos foram assinados com o pseudônimo Snake Eyes. Intitulei a série em homenagem a ele, que sempre considerei um amigo espiritual e não um alterego.

“E isso não é plágio?”, você deve estar se perguntando.

Não, não é. As ideias são de domínio público, logo não são passíveis de plágio. O que fiz com todas as fanfics foi uma readaptação, um remakerefiz. Todos os personagens, as situações e os lugares referente ao Universo de Harry Potter foram banidos. O que permaneceu foi a ideia base: um mundo onde existe a Magia e os bruxos vivendo entre nós, tendo como elo de conexão entre esses dois mundos, o comum e o bruxo, uma escola de Artes Mágicas.

Porém, entre todos os textos que compõe a Série Snake Stories, essa base, esse pano de fundo, tem pouca importância, pois os Romances e contos se focam nos personagens e seus dramas pessoais, e não na história de uma comunidade.

E, convenhamos: mundos mágicos e escolas de magia são ideias para lá de badaladas, correto? Não são nenhuma originalidade; não se iniciaram e nem se finalizaram em HP, embora J. K. Rowling tivesse a genialidade de construir um universo tão rico, vasto e cativante! Ela construiu uma obra que foi capaz de até transformar a vida das pessoas – e digo isso de experiência própria! Foi graças a essa linda senhora inglesa que passei a escrever textos literários e a gostar tanto de Literatura!

Tempo Paralelo é um Romance de Magia e Viagem no Tempo. Evangelina Dracena é uma moça de 20 anos que milita pelo grupo secreto chamado Resistência Autônoma, que atua de forma obscura e independente contra o Exército Negro, uma facção separatista e terrorista comandada por um poderoso Mago Negro de nome Anthrax, que tem por objetivo maior a segregação racial, promover a pureza étnica e controlar o mundo. Básico.  Hitler é uma grande inspiração para vilões.

Por ser teimosa e independente, Evangelina não dá a mínima para as ameaças que sofre e para as preocupações de seus amigos, que temem que ela acabe sendo capturada pelo inimigo por teimar em continuar levando uma vida normal de estudante universitária, como se não houvesse uma guerra fria ocorrendo lá fora.

Anderson Hardock Lobo é o Mestre Alquimista do Instituto de Magia e Alquimia Hermes Trismegistus, braço direito do Grão-Mestre Casimiro Arcoverde, e um Yagi – um agente duplo que trabalha infiltrado no Exército Negro. E o belo e temerário bruxo de longos cabelos negros e profundos olhos azuis não é a pessoa mais simpática do mundo, sendo detestado até por alguns aliados.

Mas Lobo esconde um mistério de seu passado, o verdadeiro motivo de tê-lo feito desertar das Trevas e se tornar um Yagi a serviço do Resistência Autônoma.

E a independência e a teimosia de Evangelina acabam sendo as responsáveis por ela viver uma incrível e possivelmente fatal aventura e romance com o intratável Lobo... só que 21 anos no passado!

Tensão, desespero, medo e também amor serão os sentimentos vividos pelo jovem Lobo e Evangelina, que terá uma vida desdobrada, vivendo duas realidades ao mesmo tempo... mas que poderá leva-los à morte, pois o tempo corre contra eles!

Meu Achismo:

Tá aí uma coisa engraçada, quase pra se rir! Como um autor pode ter achismos sobre a própria obra? Bem, no mínimo, ele deveria ter certeza, não é?

Mas eu tenho os meus achismos sobre as obras que escrevo. Na qualidade de leitora, acho que algumas coisas poderiam ser melhores ou, pelo menos, diferentes.

Como Tempo Paralelo é uma fanfic readaptada, ela perdeu o peso que possuía em um texto original – e o peso é exatamente a história base e seus personagens (Harry, Hermione, Snape e Dumbledore).

Os principais personagens de Tempo Paralelo – Thomas, Evangelina, Lobo e Arcoverde – não possuem uma importância devida para dar personalidade ao livro, porque eles não possuem uma “pré-história”. Então o início livro ficou meio non-sense, com seus personagens insossos e situações fracas. Nessa parte, eu deveria ter deixado de preguiça e elaborado um “prólogo” mais interessante e eficiente, que despertasse a atenção do leitor desde as primeiras linhas.

A história se engrena a partir do 3° capítulo, quando perde aquele “jeito de cópia inspirada” e ganha contornos realmente originais, com fatos e ações que começam a conferir alguma importância aos personagens.

Portanto, a história conta sobre polos opostos, o conflito entre Luz e Trevas, o arrependimento e a busca por redenção, tudo isso motivado pelo mais sublime dos sentimentos, tão poderoso que é capaz de fazer com que dois tempos distintos, passado e futuro, corram paralelamente na linha do presente.

Veja o livro no Clube de Autores :)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...