27 de out. de 2013

Barroco Mineiro

Discuta criticamente a relação entre a escolha do Barroco Mineiro para figurar preferencialmente como patrimônio histórico e artístico nacional em detrimento de outros estilos arquitetônicos e a ideia de construção de uma identidade nacional brasileira por parte do Estado com a criação do SPHAN através do Decreto-Lei n° 25/1937.

Nos primeiros séculos do Brasil colonial, os centros urbanos de maior importância no país recebiam em suas ruas e construções as influências da arquitetura clássica, de portugueses e franceses. Apesar de sua estética, esses conjuntos arquitetônicos expressavam a cultura dominante, a identidade do dominador.

O Barroco Mineiro, ou Barroco Brasileiro, apesar da influência do Barroco Português, trouxe elementos autênticos adaptados pelos brasileiros, criando-se um novo estilo artístico às construções, monumentos, produções artísticas e até literatura. Essa miscigenação - característica inerente a tudo que é brasileiro – conferiu, finalmente, uma identidade ao Brasil ainda em sua época colonial, se sobrepondo à identidade dominante, especialmente durante o movimento nacionalista da Inconfidência Mineira, regida por intelectuais da época.

Um comentário:

fabdosconvites disse...

Eu já fiz 3 vezes o circuito do barroco mineiro e cada vez mais me encantei com o que vi. Sem falar da culinária mineira que eu amo!
Bjs, Rose.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...