4 de dez. de 2013

Hoje - Dia de Oyá, Yansã, Santa Bárbara!

Oyá!
Senhora do Tempo, Senhora dos Ventos
Vente em todas as Direções
Ensina-me a ser digna de Ti
Me impulsione com seus Ventos
Me livre das Tempestades
Me dê Tempo para vencer

Mãe Oyá,
Eu Te adoro e agradeço os Teus cuidados!
Êparrey, Oyá!
Hoje é comemorada a Orixá Yansã, na Umbanda, sincretizada com Santa Bárbara.
Yansã é a Senhora dos Ventos e do Tempo. Sua energia é a eólica e a ignea elétrica, presente nas correntes elétricas das tempestades. Encontra-se Yansã na folha do bambuzal que cai com o vento. É a Mãe decantadora dos maus espíritos, onde através da Justiça leva para campos onde sejam esgotados e preparados para novas chances de redenção.
É comum confundir Yansã com Oyá. Para uns, Yansã é a versão jovem de Oyá, mas estas duas Mães são diferentes Forças da Natureza, embora atuem em Campos iguais.
Oyá é minha Madrinha, mas não se rendem cultos a Ela na Umbanda, apenas em algumas Nações do Candomblé, por isso acabamos confundindo e misturando essas duas Yabás.
Yansã é Rainha, é Força Guerreira. Ela manda e seus súditos a obedecem.
Eparrêi, Oyá!
Salve, Mãe Yansã!
 
Oração à Santa Bárbara - 04 de Dezembro - Dia de Yansã

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas
e a violência dos furacões,
fazei que os raios não me atinjam,
os trovões não me assustem e o troar dos canhões
não me abale a coragem e a bravura.
Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de
fronte erguida e de rosto sereno todas as tempestades
e as batalhas de minha vida,
para que,vencedor de todas as lutas,
com a consciência do dever cumprido,
possa agradecer a vós, minha protetora,
e render graças a Deus, criador do céu, da terra, da natureza:
este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades
e abrandar a crueldade das guerras.
Santa Bárbara, rogai por nós!
 
Saiba mais nos links:
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...