13 de dez. de 2013

Hoje - Dia de Santa Luzia

Hoje é Dia de Santa Luzia, protetoras dos olhos e invocada por aqueles que tem fé em seus milagres, que busca uma esperança para a cura de seus olhos ou cegueira, que bem podemos colocar isso de forma mais metafísica, e falar da pior cegueira do homem, que vem da alma.

Conta a lenda que Luzia era uma cristã caridosa, que vendeu todos os bens herdados do pai e os ofereceu aos pobre. Acusada pelo noivo, a quem ela não queria desposar, de ser uma seguidora de Cristo, foi martirizada e morta em 303. Arrancou os próprios olhos e os entregou ao carrasco, sendo essa sua prova de fé e confiança no Cristianismo.

Dante Alighieri a enalteceu em seu magnífica obra, a Divina Comédia, quando a citou como aquela que concede a graça iluminadora. Enaltecida por outros artista, sua devoção se perpetuou e chegou até os dias atuais, sendo hoje o seu dia consagrado às homenagens feitas por seus devotos!

Você pode ler mais sobre Santa Luzia, a Santa da Luz da Alma, no site da Canção Nova.

Oração à Santa Luzia

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de renegar a sua fé e conspurcar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos. Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças.

Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé.

Amem.

Santa Luzia na Umbanda

Ewá, orixá do rio Yewa, que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade de Yewa) no estado de Ogun, na Nigéria. Orixá identificada no Jogo de Búzios  pelo odú obeogundá, rege as neblinas e nevoeiros na natureza. 

Oração a Ewá

“Senhora do céu rosado, senhora das tardes enigmáticas; senhora das nuvens carregadas, esteira do arco-íris.

Senhora das possibilidades das vantagens e dos caminhos do encantamento e da beleza, da alegria e da felicidade.

Senhora das brumas dissipe as nuvens dos meus caminhos; ó poderosa princesa!

Invoque as forças dos ventos a meu favor, que a chuva me cubra de prosperidade, que sua coroa cubra meu destino; ó princesa-mãe do oculto!

Que eu seja o seu filho perdido e bendito e em suas graças; que a névoa que existe hoje em meus passos seja límpida no amanhã!

Que assim seja!”


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...