17 de abr de 2016

Artista - Arthur John Elsley

Arthur John Elsley
1860 ~ 1952

Foi um pintor inglês do final da Era Vitoriana e Era Eduardiana, famoso por seus quadros que retratavam crianças e animais em situações de brincadeiras e cotidianos nos lares, pinturas belas e felizes de encher os olhos e encantar corações.

Arthur John Elsley nasceu em 20 de novembro de 1860 e ficou até 19 de fevereiro de 1952. Foi um pintor muito popular em sua época, e suas gravuras ilustraram calendários, livros e revistas. Nascido em Londres, aos 11 anos já pintava animais através de estudos que fazia às visitas ao zoológico, o London Zoo. Aos 14 anos matriculou-se no Royal College of Art, mas logo desenvolveu uma deficiência visual por conta do sarampo. Entretanto, isso não foi o suficiente para afastar Elsley das artes, legando ao mundo belos quadros.

No auge de sua carreira, Elsley exibiu mais de 50 pinturas no Royal Academy. Outras mais foram exibidas em salões ingleses diversos, como Royal Society of British Artists, Royal Instituto of Oil Painters, Galery France, Dudley Gallery, Palácio de Cristal, Walker Art Gallery, Instituto de Belas Artes, Manchester City Art Gallery, entre outros.

Foi amigo de pintores também populares à época, como Solomon Joseph Solomon, George Grenville Manton e Frederick Morgan, este último com uma amizade mais intensa, do tipo dividir o mesmo atelier de criação e ambos compartilharem seus conhecimentos em pintura, até que a inveja azedou essa amizade, quando Morgan acusou Elsley de roubar suas ideias.

Em 11 de novembro de 1893, Elsley casou-se com Emily "Emm" Fusedale, com quem teve uma filha em 1903, Marjorie, que foi retratada em diversas obras do pai. Com a morte de Charles Burton Barber, Elsley o sucedeu como o mais importante pintor de crianças e animais de estimação.

Atualmente o trabalho de Elsley pode ser visto na Russell-Cotes Art Gallery & Museum , em Bournemouth, nas coleções de "Museus Hartlepool e Serviço do Patrimônio", no Lady Lever Art Gallery, em Port Sunlight, Liverpool, Hospital do Royal Liverpool Children em Liverpool e o "Royal Pavilion Art Gallery & Museum ", Preston Manor, Brighton. 









Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...