29 de abr. de 2016

Livro recomendado - Altar, de Peg Streep

O livro "Altar, a Arte de Criar um Espaço Sagrado", da autora Peg Streep, é um excelente material que quase dispensa outros livros e experiências sobre a montagem de altares domésticos... digo 'quase' porque as ideias e concepções daqueles que transmitem seus conhecimentos são muito enriquecedores, por isso mesmo nenhum assunto é esgotável, e sempre há o que se acrescentar e esmiuçar.

Esse livro foi um achado, daqueles momentos de sorte grande que ocorrem poucas vezes por períodos. Já tenho esse livro há um ou dois anos e nem sequer imaginava a possibilidade de procurar por algum material do tipo.

Eu havia montado meu Altar particular há alguns anos, em 2009 ou 10, não me lembro datas. E cuidava bem dele conforme eu havia aprendido com outras pessoas e através de pesquisas, até entrar em uma "área escura" em um período igualmente escuro, negro. Esse período foi de setembro de 2014 até mais ou menos janeiro deste ano, 2016. Nesse tempo obscuro, eu abandonei todas as coisas que me davam prazer: escrita, leitura (embora não de todo) desenho e pintura (os resquícios de resistência que ainda havia), blogs, minha devoção pessoal. Ainda não descobri o que me levou ao abandono de todas essas coisas e ao prejuízo que causei a mim mesma ao dilapidar meu "patrimônio", o importante é que esse período negro, de total apatia e alienação, chegou ao seu término. 

Durante esse período obscuro pessoal que durou cerca de um ano e meio, além de ter abandonando minhas atividades e me jogado a um consumismo que devorou minhas economias de anos, eu também me desfiz do meu Altar, guardei as peças e praticamente abandonei minhas devoções, que seguia até mesmo rituais semanais para algumas Entidades. Felizmente, não fiquei inteiramente cega, pois enxerguei o livro Altar durante uma mera passada ao stand da Imprensa Oficial no Rio Poupa Tempo perto de casa. Lembro ter relutado em levar o livro, e só o fiz porque custava o irrisório R$ 2. E ainda voltei outro dia e comprei mais um exemplar que presenteei a uma amiga.

O livro foi lido e encostado no canto destinado a esse tipo de Literatura, lá no quarto. E esqueci de sua existência, embora o tenha achado muito interessante. E agora que veio essa ideia de escrever sobre Altares aqui no PatriciaDo, lembrei da existência dele e o quanto ele poderá contribuir aqui conosco, com o seu rico conteúdo.

Eu recomendo a leitura e a aquisição de "Altar, a arte de criar um espaço sagrado". E recomendo além de adquirir e ler, também guardar como fonte de pesquisa. É um livro muito abrangente, muito explicativo e rico em detalhes. Só há um problema: é difícil de encontrar, pois parece que sua edição está esgotada e não houve novas impressões! Por isso mesmo eu disse que ele foi uma sorte grande, pois foi um livro encalhado relegado a ser vendido a preço simbólico do programa "Mais Leitura" do governo estadual do Rio de Janeiro, através da Imprensa Oficial.

Usarei o livro para abordar os infinitos temas que podem compor um Altar doméstico, embora isso não substitua a leitura do mesmo, pois não pretendo transcrevê-lo aqui no blog (embora tenha vontade, haha). Para quem é do Rio, pode tentar a sorte visitando os stands da Imprensa Oficial que fica no Poupa Tempo de Bangu (Rua Fonseca, 240, 2º andar - Bangu - Bangu Shopping) ou no Shopping Bay Market (Av. Visconde do Rio Branco, 360 - 3º piso, Centro, Niterói). Para as demais regiões, o jeito é buscar pela internet ou em sebos das cidades.
 
Até o momento da finalização desta postagem, encontrei o livro disponível em alguns poucos sebos virtuais (portando, uma unidade em cada) e na Livraria Folha, ao preço de R$ 35.
 
Autor: Peg Streep
Editora: Bertrand Barsil
Ano: 1999
Tipo de capa: Brochura
Página: 216
Categoria: Esoterismo
Idioma: Português
Skoob: http://www.skoob.com.br/altar-132654ed147145.html
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...