5 de abr. de 2016

Redescobrindo o Desenho

Quando em 29 de fevereiro deste ano de 2016 surgiu, como que por encanto, a vibe de voltar aos desenhos e às pinturas, decidi por fazer isso da estaca zero, mesmo tendo aí uma formação (beeem duvidosa, diga-se de passagem) de dez anos em estudos na área.

Então, voltar à estaca zero é começar a aprender, a descobrir e a experimentar novas técnicas, estilos e materiais. Ou redescobrir as mesmas técnicas, estilos e materiais.

Embora eu tenha alguns bons livros de arte e pintura, tenho buscado me atualizar através da amada internet, mesmo porque muitas coisas novas foram "inventadas" de vinte anos para cá. Para mim, tem sido surpreendente a descoberta de novos estilos artísticos, como os que já postei por aqui ( Zentangle, Doodle ), quanto outros que tenho descoberto todas as vezes que vou em busca de mais dicas e instruções sobre desenho e pintura. Acredito que a Arte jamais foi tão livre quanto agora, pois as pessoas estão expressando a si mesmas em qualquer mídia, plataforma e superfície, sem se incomodarem com padrões pré-estabelecidos, mas ainda assim primando pela qualidade estética. Parece-me que jamais tivemos o Mundo Humano tão colorido e tão cheio de novas formas quanto agora.

Quanto a mim, parece que voltei a enxergar o mundo com os olhos de desenhista, que vê uma paisagem, mas a destrincha em formas simplificadas e cores primárias que depois serão misturadas, imaginando qual lápis de cor ou tintas deverei usar para atingir determinado tom ou que movimento de mão terei que fazer para imitar no papel a forma sinuosa ou de linhas finas e rápidas de uma paisagem.

Dos sites que tenho sempre buscado dicas, geralmente porque o São Google acaba me indicando os mesmos sites para as minhas buscas, tenho esses aqui que têm me ajudado bastante nessa redescoberta, nesse meu retorno ao princípio.

Amo Pintar - Site português da artista plástica e arquiteta Magaly Gouveia. Aqui se mostra de tudo em desenho e pintura, porém sem esmiuçar o conteúdo, que fica a cargo dos cursos e workshops ministrados pela artista. Porém, as informações são ricas e suficientes para se conhecer técnicas, estilos e materiais.

Desenhe Tudo! - Blog brasileiro da artista Leida Nogueira. Traz instruções básicas para quem está começando. Para quem quiser se aprimorar, poderá fazer o curso online ministrado pela artista.

Desenho Online - Site com várias dicas e vídeos sobre desenho e pintura, cursos e até materiais à venda na loja virtual.

YouTube Cleison Magalhães - em seus vídeos, o artista mostra suas técnicas de pintura e ensina como fazer incríveis pinturas realistas apenas com lápis de cor!

Youtube Heather Rooney - a artista americana de apenas vinte e poucos anos faz muito marmanjo babar com sua incrível arte realista pintada a lápis de cor, pinturas que mais parecem fotografias! Não há vídeos com tutorial, mas dá para aprender alguma coisa só olhando os vídeos da moça.

Youtube Tutoriais para Desenhistas Iniciantes: Vários vídeos tutoriais com artistas diversos ensinando o passo a passo do desenho. A maioria é muito simplório, mas para quem quer começar, é bom se inspirar no mais simples para não ficar desmotivado.

Youtube Tutoriais de Desenho Realista: Coletânea de vídeos com tutoriais diversos ensinando como fazer desenhos realistas, seja a grafite ou a lápis de cor.

Youtube Tutoriais para Pintura com Lápis de Cor: Alguns são incríveis, outros mais simples, mas todos valem uma olhada.

Isso é papo de coroa, mas acredite: hoje em dia está tudo mais fácil por conta da internet: tanto em aprender técnicas quanto em conhecer e adquirir material de desenho e pintura. Moro no Rio de Janeiro, na capital mesmo, e temos aqui grande dificuldade em encontrar material profissional de desenho e pintura. As lojas mais conceituadas - Casa Cruz e Caçula - que já tiveram um departamento inteiro para esse seguimento, hoje possuem apenas uma pequena seção sem grande variedade, quase apenas com o básico para dizer que comercializam. Em minha busca pela internet, tenho encontrado muitas boas lojas virtuais com grande variedade de material profissional, inclusive sendo possível pesquisar e escolher entre aquelas que oferecem o melhor preço ou outras vantagens, como frete gratuito ou mais barato.

No momento, apenas adquiri o meu material em lojas físicas mesmo e duas caixas de lápis de cor profissional pela loja Submarino, que foi bastante satisfatória na entrega dos produtos, portanto, vale a penas conferir primeiro nessas lojas virtuais de departamentos, pois você pode ser agraciado por encontrar material profissional de qualidade em oferta. Apesar de serem artigos caros para o nosso padrão financeiro, se puder, vale muito a pena investir em material de qualidade, primeiro porque há muito material durável e não perecível (como papéis, lápis de cor, crayons, giz pastel seco e oleoso, grafites etc) que você terá em ótimo estado por muitos anos; segundo, que mesmo se o seu trabalho for apenas um hobby despretensioso, usar materiais de qualidade garantem uma satisfação maior com o resultado final do trabalho e de si mesmo, como artista.

Em alguma postagem futura, farei uma relação de lojas virtuais que vendem materiais de desenho e pintura.

Até a próxima postagem o/

A gata Thule e o magnífico trabalho da garotinha altista Iris Grace *-*

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...