2 de jul. de 2016

Algumas considerações sobre introvertidos



As pessoas me acham esquisita. O pior é que tenho que concordar com elas. Algumas até me detestam sem nem saber exatamente o porquê, e mais uma vez tenho que concordar, principalmente por dar motivos para tal (e ultimamente tenho dado muitos motivos para isso, uma vez que resolvi assumir meu autismo e parar de fingir que realmente me importo com o que há a minha volta). Encontrei o texto abaixo por acaso e achei legal compartilhar, tipo um aviso de "cuidado, cão bravo".
É sério que estou de saco cheio da geral e hoje agradeço a Deus pelas pessoas se afastarem por livre e espontânea vontade... afinal, no fundo, apenas ocupam tempo e espaço sem oferecerem nada em troca. E como disse Nietzsche algum dia: "Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia".

É isso. Quantos suportam estar a sós consigo mesmos, sem recorrer a muletas psicológicas?

E é verdade. Não me importo. Mas me incomodo...


<< Traduzido do artigo de Maryann Reid para o site Lifehack. >>

15 coisas que pessoas introvertidas gostariam que pessoas extrovertidas soubessem


Pessoas introvertidas tem uma reputação ruim num mundo que celebra quem é extrovertido e “gente que gosta de gente”.

Há coisas que os introvertidos gostariam que você soubesse sobre eles e que pode ajudar em qualquer relacionamento ou situação.

Por exemplo, não somos antissociais ou deprimidos, somos apenas diferentes. De fato, muitos nos invejam por nosso jeito contido e relaxado que deixa as pessoas ao redor calmas, focadas e seguras.

As pessoas nos amam, em segredo. Sendo introvertidos, temos muitos “jeitos” que só nossos amigos mais íntimos compreendem.

Aqui estão vários fatos sobre pessoas introvertidas que você pode não saber: 

1. Não ligamos para o seu aniversário.

Qualquer introvertido que trabalhe em um escritório sabe como é ser intimado pra contribuir com um bolo de aniversário. A gente se contorce quando uma pessoa aleatória no escritório alegremente informa que é seu aniversário.

Achamos que elas esperam que respondamos com entusiasmo e interesse e até aceitemos o convite para tomar um drinque no meio de outras 300 pessoas aleatórias para comemorar. Trezentas pessoas pode ser exagero, mas é assim que um introvertido se sente.

Só queremos ir para casa.

Se você não nos convidar, não ficaremos ofendidos. Será um alívio. 

2. Não precisamos que você ligue para nosso aniversário.

É, não ligamos.

Temos amigos que nos conhecem de verdade e que se importam, se a gente se importar. Entretanto, uma coisa interessante sobre introvertidos é que nem todos precisam celebrar o aniversário.

Ficamos bem em simplesmente honrar esse dia sozinhos ou com um grupo de amigos escolhidos cuidadosamente. Não precisamos deixar o mundo saber disso.

3. Não prestamos atenção quando você conta do seu fim de semana.

A menos que você faça parte do nosso círculo de amigos, não ligamos para o que você fez no fim de semana.

Temos em mente que todo mundo tem direito a privacidade, e se você escolher passar o fim de semana completamente bêbado ou batendo na porta do seu ex, é problema seu. Não julgamos, e achamos que é gastar energia demais com pessoas que nem conhecemos.

Só porque trabalhamos juntos, não quer dizer que a gente se conheça. 
  
4. Odiamos multidões.

Grupos grandes de pessoas nos deixam cansados.

Todo o estímulo de ter pessoas de todos os tipos e estilos de vida ao redor nos deixa meio zonzos. Alguns introvertidos são como esponjas que absorvem a energia dos outros facilmente.

Temos a sensação de “conhecer” todo mundo numa sala e ficamos facilmente sobrecarregados com toda a agitação.

5. Não gostamos mesmo de eventos para fazer contatos.

Isto é mais difícil para introvertidos que possuem um negócio. Fazer networking dá a sensação de que temos que fingir.

É uma luta dizer a coisa certa e ouvir atentamente.

Não nos importamos de verdade, já que não conhecemos a pessoa. Mesmo nos negócios, sentimos que precisamos estar conectados a alguém em outro nível para tirar o melhor de um evento de networking. Isso leva tempo, e escolher o evento certo, e criar um plano para oferecer algo de valor para os outros, enquanto conseguimos algum retorno em troca. 

6. Temos de nos forçar para agir como se gostássemos de você.

Esta é a verdade cruel. Sabemos de quem gostamos ou não. Pode ter várias razões para isso, talvez com origem em nossa infância, até o que comemos no café da manhã hoje.

Não leve pro lado pessoal.

Apreciamos honestidade, e às vezes isso dói. Para sobreviver, precisamos suplantar esses sentimentos e sermos legais. Ser legal é mais difícil do que ser verdadeiro.

7. Sabemos como fazer as coisas.

Gastamos nosso tempo a sós com atividades e projetos, ligações, emails, rascunhos e plantas para dominar o mundo com a nossa próxima grande ideia (e temos um monte delas).

Valorizamos a solidão porque ela nos permite testar novos conceitos, planejar e exercitar a imaginação. Qualquer coisa é possível quando passamos um tempo sozinhos, e o que criamos pode mudar nossas vidas – e a sua também. 


8. Gostamos da comunicação escrita.

Amamos emails porque nos ajuda a conseguir o que precisamos sem interrupções. Interrupções nos tiram do prumo, e precisamos gastar mais energia para voltar a nos concentrar.

Então, por favor não nos ligue, a menos que seja questão de vida ou morte. 

9. Nos sentimos seguros com a pessoa certa.

Quando temos as pessoas certas em nossas vidas, nos entregamos totalmente. Damos nosso melhor.

Nos tornamos guerreiros protetores que lutam por qualquer coisa por alguém que amamos. Pergunte a nossos amigos. Desabrochamos e brilhamos com a companhia certa. Leva tempo para encontrar a pessoa certa, e quando conseguimos, não nos seguramos.

10. Temos amigos sim, que realmente gostam de nós.

Introvertidos gostam de pessoas, e as pessoas gostam de nós. Muitos introvertidos não tem problema em sair em grupo, e passar tempo com os outros.

Se temos amigos, é porque os escolhemos conscientemente. Colocamos todo o esforço em nossos relacionamentos, e nossos amigos sabem disso. Vamos a bares, festas, e encontramos pessoas novas. A diferença é que nem todo mundo que conhecemos se torna um amigo. 

11. Conseguimos fazer “coisas extrovertidas”, por um tempo.

Precisamos disso para nos relacionarmos. Podemos ser a alma da festa, sermos o anfitrião de um evento de networking e presidir uma organização de caridade. Fazemos isso espontaneamente, sabendo que no fim do dia poderemos ir para casa.

Quando chegamos lá, pode levar dias ou semanas para recarregar as energias e conseguir fazer isso de novo. 

12. Não somos tímidos, rudes ou nervosos.

À primeira vista, podemos parecer que somos.

Nos conheça, e poderemos fazer você rir de verdade, e manter uma conversa que dure mais que 15 minutos. O problema é que não fazemos isso com todo mundo.

Ser sociável é uma opção, não um estilo de vida.

Não conseguimos fingir felicidade ou animação muito bem, e mostramos o que pensamos na cara, não tanto em nossas palavras.

13. Ficamos bem sozinhos.

Temos muita coisa acontecendo em nossa cabeça e não precisamos de mais.

Ao contrário de nossos companheiros extrovertidos, não precisamos dos outros para nos estimular. Estamos constantemente trabalhando nossa vida em nossas mentes. Nos ocupamos com projetos criativos e sabemos como nos divertir sozinhos. Mais gente significa mais coisas pra lidar, e precisamos preservar nossa energia. 

14. Odiamos papo furado.

Somos pensadores, e apreciamos conversar sobre grandes ideias, teorias e ideais. Raramente entramos numa conversa superficial confortavelmente. 

15. Fizemos a escolha de estar com você. Valorize isso.

Damos valor ao nosso tempo sozinhos e somos exigentes com quem deixamos entrar em nossas vidas.

Aceitar a pessoa errada vai drenar nossa energia, deixando-nos sem nenhuma.

Tendemos a atrair extrovertidos que sugam nossas forças, e eles procuram introvertidos para se sentir com o pé no chão, por pensar profundamente e pela sensação de controle. Apreciamos nosso tempo com outros introvertidos e temos uma compreensão sobre os limites dos outros.

Fonte: lifehack.com.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...