29 de jul. de 2016

Resenha de Livro - Ansiedade, de Augusto Cury


Temos aqui mais um livro produzido na Fábrica Augusto Cury... e, não, não estou elogiando a produtividade do autor, muito pelo contrário: estou criticando mesmo, pois Augusto Cury é um desses autores que descobriu a fórmula do sucesso, tipo receita de bolo, e a repete em todas as suas 300 obras!

Também não estou dizendo que o livro em questão é ruim, ou que as obras de Cury são ruins... apenas reclamo da repetição, pois elas até dão para quebrar um galho, se distrair e aprender alguma coisa. Se você pegar apenas um livro de Cury mais abrangente, nem precisa ler os outros, pois todos estarão falando a mesma coisa. Obviamente que isso é um excelente negócio para ele.

Ansiedade, como enfrentar o mal do século, de Augusto Cury, publicado pela Editora Saraiva, foi o segundo livro escolhido para leitura do mês no grupo de leitura que participo. Leitura do mês de maio, penei para encontrar o livro e tive que encomendar pela internet, e agora está em todos os lugares, até no catálogo da Avon Casa!

O livro é pequeno, em torno de cem páginas, e é fácil e rápido de ler: dependendo da sua disposição, dá para ler em uma só pegada, ou em intervalos durante um final de semana comum. Neste livro, Augusto Cury trata exclusivamente sobre a ansiedade, realmente um mal do Século XXI, porém não o maior, cuja medalha de ouro fica para a Depressão. Mas jargões clássicos do autor estão presentes também nesta obra, e às vezes em mais que uma vez: "Seja autor da sua própria história e não espectador", "Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros", "A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena", pode ver muito mais clicando aqui.

Assim como Paulo Coelho - igualmente best-seller e com uma mega-sena de conta bancária com venda de livros - Augusto Cury é autor fast-food para leitores menos exigentes ou que topam qualquer coisa na falta de algo melhor. Seus livros são para ler e passar adiante (já que sou totalmente contra jogar livros no lixo, não recomendo isso, embora seja isso, rs). Mesmo em Ansiedade, o Mal do Século, o livro não é realmente baseado em estudos científicos, mas em conclusões próprias do autor que se gaba de ter desenvolvido a super teoria da inteligência multifocal (para ler de perto e de longe :P ). 

Para quem curte fast-book de autoajuda, o livro está baratinho e vale o investimento, mas acredito que se consiga informações mais abrangente e profundas na internet sobre a Ansiedade, que é apenas o segundo mal do século.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...