4 de set. de 2016

Igreja da Santa Cruz dos Militares

Igreja de Santa Cruz dos Militares, RJ. Foto: José Antonio Prado, Panoramio.
Mais uma vez, as férias vieram e se foram, deixando saudade do tempo livro para ser usado como quiser! Embora dê aquela saudade, vez ou outra, da rotina de trabalho.

Não fiz nada memorável em minhas férias. Continuo sem sair do Rio de Janeiro. Em contrapartida, aproveitei o período das Olimpíadas e fui caminhar por aí, pois o que não faltou foi evento grátis pela cidade! E acabei visitando lugares que jamais pensei em ir, meio que por acaso.

Então, só fiquei zanzando pelas ruas. Nada de livros concluídos, desenhos feitos, pinturas, bricolagem, reforma, nada! Só queria mesmo era andar e ver as modas. E acho que fiz muito bem :)

Portanto, aos poucos irei trazendo as fotos dos meus passeios pela olímpica Rio de Janeiro, só que passeio por alguns lugares pouco turísticos, já que não são do interesse geral. E terá muitas fotos de igrejas, verdadeiras obras de arte arquitetônica, tesouros relegados mas de fácil acesso a quem quiser conferir! E todas bem ali, no centro da segunda maior cidade do país!

IGREJA da SANTA CRUZ DOS MILITARES

Por questões de não querer abusar da sorte, as minhas fotos foram feitas apenas no interior da igreja, não tendo, portanto, fotos da fachada. 

Um pouco sobre a história dessa igreja: antes do local abrigar a igreja, abrigou o Forte de Santa Cruz, construído pelo então governador Martim Correia de Sá, no início do século 17. Poucos anos depois, 1623, o Forte foi transformado na Capela, quando houve a fundação da Irmandade Militar da Santa Cruz. Já no século 19, com o término da obra em 1811, a Capela foi reconstruída e transformada em uma suntuosa igreja barroca com influências no neoclássico. Ninguém menos que o Príncipe-regente, Dom Pedro I, esteve em sua inauguração.

Dom Pedro I não foi, porém, a única figura importante a fazer parte da Igreja de Santa Cruz dos Militares. Entre nobreza, artistas e militares, temos os nomes de Dom Pedro II, Rui Barbosa, Mestre Valentim, Duque de Caxias (seus restos mortais, juntamente com os da esposa, descansam na igreja), Gaspar Dutra, Solano Lopez, Debret, Froger, entre outros.

Para saber mais sobre a história da Igreja da Santa Cruz dos Militares, basta acessar esses dois sites: Wikipédia e Rio e Cultura. Segue as fotos que fiz da minha visita à igreja, na minha última semana em férias.

A Igreja da Santa Cruz dos Militares fica situada à Rua Primeiro de Março, 36, Centro, RJ, próximo aos Centros Culturais, à Praça XV e à Orla Luiz Paulo Conde. Telefone: (21) 2509-3878, para maiores informações.




















 











Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...