6 de set. de 2016

Igreja Nossa Senhora da Lapa do Desterro

Igreja de Nº Srª da Lapa do Desterro, Lapa, RJ. Foto do blog Azulejos Antigos.
Lá no iniciozinho da Lapa, antes do turístico Arcos da Lapa e os points Circo Voador e Fundição Progresso, você encontra uma pequena igrejinha que pode passar despercebida, pois a fachada não é suntuosa como costuma ser em igrejas antigas, nem o prédio é uma construção soberba em suas dimensões. Trata-se da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, ou simplesmente Igreja da Lapa, que fica na Rua da Lapa, 8. É uma igreja carmelita, construída em 1750. A história melhor contada você encontrará no blog Azulejos Antigos do Rio de Janeiro, inclusive com informações sobre a bela azulejaria que adorna desde a fachada e interiores, até a torre dos sinos e a cúpula.

Descobri essa igrejinha nas minhas andanças pelo Centro do Rio durante as minha férias de agosto passado. Mesmo que se nasça, cresça e envelheça numa mesma cidade, nem sempre se conhece a maioria dos lugares. Como não tenho possibilidades de fazer viagens, sempre tento aproveitar minhas férias sendo uma turista na minha própria cidade. E quão grandes surpresas acabo por ter! Há lugares mágicos, nada badalados, obscuros, fora da mídia até mesmo no Centro da segunda maior cidade do país!

E visitei muitas igrejas católicas antigas nessas férias. Não tanto quanto podia e devia, mas foram muitas, e igrejas que passei tantas e tantas vezes por perto mas que nunca tive a mínima curiosidade de adentrar e conhecer! Nisso, percebemos o quanto de tempo perdemos, do quando ignoramos por mera falta de curiosidade ou mesmo boa vontade de aprender e conhecer!

Segue abaixo as fotos que fiz da igrejinha :)

Por questões de segurança pessoal, apenas fiz as fotos do interior da igreja, mas no Google você encontra muitas fotos da fachada. Também há fotos da capela anexa à igreja, que possui o mesmo ar boêmio e retrô da Lapa. Havia uns senhorzinhos lá rezando e me senti transportada para os meados do século passado.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO DA LAPA DO DESTERRO













 

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...