5 de set. de 2016

O chão em que pisamos...

Chão em ladrilho hidráulico da Igreja de Santa Cruz dos Militares, Centro, RJ. Foto de Pat Kovacs.
Desconfio de ter vindo com a vocação para Biologia, mas também para a Arquitetura, e a não realização dessas vocações deve fazer parte do meu auto-sabotamento, porque não segui nem um, nem outro - e qualquer outra coisa.

Explicando apenas o gérmen da vocação para Arquitetura, sempre me encanto com as construções, desde casinha suburbanas até suntuosas igrejas católicas. Porém, não apenas a construção me chama atenção, mas também, e talvez até mais, o chão. Desse, nem precisa ser um chão rico como de um palácio, pois mesmo um chão de terra me agrada.

Certa vez, vi um ensaio fotográfico de um jornal de grande circulação, em que vários leitores colaboraram com fotos tiradas de seus pés, mostrando uma boa parte do chão. Então pensei em fazer o mesmo, criar uma galeria apenas com fotografias dos chãos que piso. Embora tenha feito uma dúzia dessas fotos, nunca as organizei em alguma galeria e tampouco tornei públicas, para apreciação dos demais.

Hoje, porém, procurando na internet sobre a história de uma igreja antiga aqui do Rio, me deparei com este blog aqui: Blog Chão que eu piso - http://chaoqueeupiso.com.br/. A proposta é contar a história de lugares e construções através do chão, a parte menos notada por aqueles que frequentam ou visitam os lugares.

Para quem vive com a cabeça nas nuvens mas gosta de manter os pés no chão, o Chão Que Eu Piso vai fazer sonhar em caminhar por tais lugares.

Chão da Igreja Nossa Senhora do Monte Carmo, Centro, RJ.
Chão da Igreja Nossa Senhora do Monte Carmo, Centro, RJ.

Chão da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Centro, RJ.

Chão do corredor da Igreja de Santa Cruz dos Militares, Centro, RJ.
Chão da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Centro, RJ.

Desculpe a qualidade das fotos, a câmera do celular não é boa e a fotógrafa é menos ainda :/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...